sábado, 4 de maio de 2013

DINÂMICA DO BRASÃO


Um primeiro aspecto que gostaria de destacar é que se autoformar não é formar-se só. O grupo é um catalisador de trocas múltiplas, “onde a dinâmica de um se nutre da dinâmica do outro”. E, ao mesmo tempo que o grupo alimenta o movimento autoformador de cada participante, “as práticas de auto formação desenvolvem as ligações sociais” (Moisan, 1995: 17). Desse forma, indivíduo e grupo se alimentam mutuamente (WARSCHAUER, 2001, p. 327)
Potencialidades apontadas no grupo: dedicação, paciência, persistência, interesse, esperança, respeito ao próximo, criatividade, organização, cumplicidade, otimismo, coragem, adaptação as mudanças, amor, sabedoria, afeto.
Dificuldades apontadas no grupo: desinteresse dos alunos, agressividade, ausência e desestrutura das famílias, dificuldades de aprendizagem, falta de valores, falta de tempo, falta de recursos/materiais pedagógicos, tristeza, sistema social e educacional falho, diversidade de níveis de aprendizagem, insegurança, casos de inclusão.

Referenciais Teóricos que amparam o grupo: Paulo Freire ( Educador - Educação para todos / Classes populares e alfabetização de adultos trabalhadores) , Emilia Ferreiro (Psicolinguista -  Estudos cognitivos sobre como a criança aprende a ler e escrever - Construtivismo), Piaget (Psicanálise - fases do desenvolvimento do pensamento), Vigotsky ( Psicólogo - Psicologia do desenvolvimento), Esther Grossi (Educadora e pesquisadora - divulgadora dos estudos de Emília Ferreiro no Brasil, alfabetização de classes populares).


BRASÕES DO GRUPO AÇUCENA

2 comentários:

  1. O nosso fazer pedagógico, com certeza está sendo nutrido a cada encontro, sendo desacomodado naturalmente! Ainda bem que temos a possibilidade e a habilidade de pensar e repensar! Enquanto existirem as perguntas, novas respostas poderão ser construídas!

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